"Não caçamos pretos, no meio da rua, a pauladas, como nos Estados Unidos. Mas fazemos o que talvez seja pior. A vida do preto brasileiro é toda tecida de humilhações. Nós tratamos com uma cordialidade que é o disfarce pusilânime de um desprezo que fermenta em nós, dia e noite"
(Nelson Rodrigues)
Professor responsável: Alane Bandeira da Silva (História)
Introdução:
O projeto Identidade em Construção dos Afrodescendentes, será desenvolvido por todos os professores que fazem a escola de ensino profissionalizante Alfredo Nunes de Melo, onde a interdisciplinaridade e a pesquisa farão parte do no dia-a-dia, trabalharemos temas como: a contribuição dos africanos para a História e para a cultura nacional, o sincretismo religioso, que mistura crenças cristãs com mitos oriundos da macumba e do candomblé, a capoeira, o samba, a música, os efeitos perversos da escravidão e da exclusão de negros e de seus descendentes no Brasil de ontem e de hoje. Pretende colaborar para a superação desta gama de preconceitos e valores excludentes que ainda persistem em toda a nossa sociedade, procurando colaborar assim para a construção de uma cultura da tolerância e da pluralidade étnica, que respeita as diferenças, e que possibilite aos afro-descendentes a superação de preconceitos negativos estereotipados no senso comum; possibilitando ainda o reconhecimento da sua história e cultura na construção da identidade e da história nacionais. Acreditando que o chão da escola é o espaço das interações sócio-educacionais concretas, isto é, mediadas por toda sorte de preconceitos, discriminações, racismo e desigualdades sociais existentes na sociedade mais ampla. Assim, as relações étnico-raciais existentes no país têm um espaço privilegiado para a sua reprodução. Ocorre que é, também, nesse espaço que elas podem ser discutidas, compreendidas e equacionadas de modo a permitir novas formas de interação social entre os freqüentadores do espaço escolar. As tensões decorrentes de perspectivas distintas que estão presentes no espaço da escola em última análise determinam os limites de toda e qualquer proposta de mudança. Segundo Grignon (2003, p. 180) “[...] a ação específica da escola contribui diretamente para o reforço das características uniformes e uniformizantes da cultura dominante e ao enfraquecimento correlativo dos princípios de diversificação das culturas populares”. A cultura escolar no Brasil é homogeneizadora e discriminatória, desenvolvida por um modelo curricular que desde a origem da história da educação brasileira seguiu o padrão educacional europeu, com as suas concepções de moral, valores, costumes, religiosidade, conhecimentos e métodos pedagógicos. O sistema educacional não está neutro nesse contexto, pois o racismo e outras formas de discriminação estão presentes no cotidiano escolar de forma inconsciente ou ignorada, desenvolvida no currículo oculto.
Objetivo Geral:
Contribuir para a construção de um currículo e de uma escola mais democrática.
Objetivos Específicos
- Estabelecer relações entre passado e presente, discutindo mudanças e permanências nas relações sociais.
- Estabelecer uma ponte entre o conteúdo estudado e sua vida cotidiana por meio de estudos da história local.
- Compreender e valorizar elementos das culturas africanas e de afrodescendência.
- Ampliar o conceito de cidadania,
- Discutindo questões como respeito à diversidade, religiosidade e sincretismo, preconceito, direitos, inclusão.
Palestra de sensibilização: afro descendente no Brasil e no mundo, conceitos necessário: raça, etnia, discriminação, preconceito, racismo o sincretismo.
Explorar com os alunos os elementos da história africana e/ou da presença africana na História do Brasil que eles já tenham estudado.
Levantar os conhecimentos dos alunos acerca das relações sociais estabelecidas, das visões que foram construídas sobre africanos e afro-descendentes no Brasil, sobre a cultura africana e/ou a mescla de culturas que se convencionou chamar "cultura brasileira" com forte influência de elementos africanos.
Compreender a alimentação, música, dança lutas e religiosidade.
Entrevistas com afro descendentes
Os grupos de alunos deverão realizar as seguintes atividades:
Contatar os moradores escolhidos, explicando o objetivo da entrevista.
Gravar as entrevistas com equipamentos de áudio (gravadores, mp3 player etc.)
Pedir permissão para fotografar os entrevistados
Perguntar se eles possuem fotos antigas ou outros objetos e se permitem que eles sejam fotografados para compor o trabalho final.
No retorno do trabalho, em sala de aula, você deverá mediar à socialização das experiências de cada grupo por meio da discussão: como se deu a interação com os entrevistados quais foram as informações obtidas as semelhanças e diferenças entre as respostas dos entrevistados
A partir das entrevistas e dos materiais coletados, é possível recuperar um pouco da história das relações sociais na localidade, da presença (ou não) de discriminação de afro-descendentes e de elementos da cultura de origem africana.
O material coletado pode ser organizado:
- em um painel com fotos e informações escritas
- elaboração coletiva de um blog que poderá conter as gravações das entrevistas, depoimentos de alunos sobre o tema, mudanças e permanências nas relações sociais na localidade, espaço para postagem de sugestões sobre a formas de combate ao preconceito e à discriminação racial.
Resumo:
REALIZAÇÃO POR ÁREA DO CONHECIMENTO:
Laboratório Escolar de Informática
Criação de blog para debates on-line
Alunos
Entrevistas com afrodescendentes
Elaboração de material de apoio
Palestras em escolas de ensino fundamental
Apresentações artísticas
Professor-Aluno
Aulas de Campo: Redenção
Professores da área de Ciências Humanas
Palestras
Exibição de filmes, documentário.
Debates com afro e alunos
Entrevistas com afro descendentes
Elaboração de material de apoio
Área de Ciência da Natureza
Gráficos Matemáticos-Tabulaçao de dados
Pigmentação da Pele, alimentação afro-descente - Aulas de Biologia
Química e Física- bebidas utilizadas por afro-brasileiras
Contribuições para as Ciências -
Área de Linguagem e Códigos
Apresentações Artísticas
Linguagem verbal e visual empregada em relação ao negro
Personagens negros no mundo
Projetos já desenvolvido na escola
Nosso Povo, Nossa História:
Contribuição africana para formação do povo brasileiro
Avaliação:
Os pontos que deverão ser avaliados são:
Envolvimento e participação dos alunos nas discussões em grupos
Pertinência das informações e dos materiais coletados
Organização e clareza das informações no painel e nos textos e áudios postados no blog.
Referênciais:
CANEN, A & MOREIRA, A. F. Ênfases e omissões no currículo. Campinas: Papirus, 2001.
HENRIQUES, Ricardo. Desigualdade racial no Brasil: evolução das condições de vida na década de 90. Texto para discussão n. 807. Rio de Janeiro, 2001.
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